Agentes públicos procuram definir limites mínimos de consumo de identificação de substâncias físico-químicas nos produtos contaminados

Com a contaminação de óleo das praias nordestinas, os auditores fiscais federais agropecuários (Affas) estão atuando fortemente para garantir a segurança dos pescados consumidos nos estados atingidos pelo derramamento de petróleo, como Pernambuco, mas alertam sobre a venda e consumo de produtos fora dos estabelecimentos fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF).
Diante desse cenário, durante entrevista concedida ao programa CBN Recife, o auditor fiscal federal agropecuário, Luiz Gonzaga Matos, deixou explícito que os estuários estão comprometidos e está sendo feito um trabalho para assegurar a qualidade dos frutos do mar. “A nossa preocupação, como agente público, é a segurança alimentar e a inocuidade do produto, além da preocupação também com a situação social do pequeno produtor”, afirma Gonzaga.
Além disso, ele ressaltou que o Ministério da Agricultura, através do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), já demandou para todas as superintendências e os órgãos de fiscalização de produtos de origem animal alertas, pedindo a identificação dos locais onde estão ocorrendo a presença desse óleo. “Já existe uma equipe fazendo estudos para definir limites mínimos de consumo de identificação de substâncias físico-químicas nesses produtos para ver o grau de comprometimento a população. Com relação às indústrias que têm uma inspeção ou um controle sanitário tanto dos órgãos federais, como dos estaduais, o alerta já está dado, esses produtos são coletados para fazer análise, mesmo que ainda estejam numa fase inicial de identificação de parâmetros para ver o comprometimento desses produtos”, explica o auditor fiscal.
Confira a entrevista completa com Luiz Gonzaga Matos no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
Compesa identifica 19 ligações candestinas no Sertão;...
A ação foi motivada por uma queda repentina na vazão de água do...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
Pernambuco firma compromisso com a ONU para prevenção à...
O governo coordenará a articulação entre a ONU e os municípios
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Espaço Cidadania: SCJ-PE promove equipamento de segurança...
Espaço atende crianças na faixa etária de 4 a 13 anos
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Inmet alerta para chuvas de perigo potencial em Pernambuco...
O alerta segue válido até às 10h desta terça-feira (15)
- Por REDAÇÃO
- 12/07/2025
SDS investe em equipamentos tecnológicos para as polícias...
O investimento é de R$ 474.275,85 do Fundo Nacional de Segurança...