Humberto Costa enfatizou a necessidade do governo atuar no impedimento dos prejuízos causados pelo desastre

O presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA), senador Fabiano Contarato (Rede-ES), e os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Jean Paul Prates (PT-RN) foram recebidos, nesta terça-feira (22), pelo presidente da República em exercício, Hamilton Mourão. Eles apresentaram sugestões de providências a serem tomadas no caso das manchas de óleo que atingem o litoral da região Nordeste.
Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, nesta quarta-feira (23), Humberto Costa destacou quais foram as medidas apresentadas ao presidente em exercício. Inicialmente, ele falou que foi apresentado um documento, aprovado na Comissão de Meio Ambiente, que tinha como principal objetivo a demanda ao governo para que decrete a condição de estado de emergência. “A adoção dessa condição permitiria uma maior possibilidade de enfrentar em melhores condições essa situação. Possibilidade de aquisição de equipamentos, realização com menos burocracia de licitações para contratações de serviços, tudo que fosse necessário, tudo dentro da lei, mas com muito menos burocracia”, explica o senador.
Ainda durante o encontro com Mourão, Humberto ressalta que enfatizou a necessidade do governo atuar no impedimento dos prejuízos causados pelo desastre, principalmente voltados para as pessoas diretamente atingidas, como as que trabalham na pesca. “A saída seria, de imediato, a oferta do seguro defesa para que elas possam, enquanto houver esse impedimento do desenvolvimento das suas atividades normais, ter alguma compensação. Falamos também de medidas a longo prazo, como a possibilidade da realização de estudos que previnam, não a possibilidade de ocorrerem acidentes ou crimes como esse, mas do estado ter uma forma de atuar organizadamente, com mais instrumentos e mecanismos”, conclui Costa.
Confira a entrevista completa com Humberto Costa no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai...
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Governo Federal vai trabalhar para reverter taxação dos...
Nos próximos dias governo federal se reunirá com o setor privado
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Sivaldo Albino tem 87% de aprovação em Garanhuns, segundo...
Resultados de uma pesquisa conduzida entre os dias 4 e 6 de julho
- Por REDAÇÃO
- 05/07/2025
Comissão da Câmara do Recife começa a discutir nova lei...
Grupo especial vai analisar projeto que busca modernizar a...
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Quaest: avaliação do governo Lula é a pior entre os...
O levantamento ouviu 203 deputados, cerca de 40% da composição da...