SES confirma primeira morte por Febre do Oropouche em Pernambuco
A vítima era uma mulher de 71 anos, moradora do Recife, com comorbidades

Foto: Flávio Carvalho/WMP Brasil/ Fiocruz
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou o primeiro óbito em adulto pela Febre do Oropouche em Pernambuco. A vítima era uma mulher de 71 anos, moradora do Recife, com comorbidades (hipertensão e diabetes). A morte aconteceu ainda em 2024, porém, a confirmação nesta quarta-feira (9) veio após uma investigação rigorosa por um comitê formado por especialistas.
A informação consta no Boletim Epidemiológico de Arboviroses Nº 14, com dados referentes às semanas epidemiológicos de 29/12/2024 a 05/04/2025. Desde maio do ano passado, Pernambuco contabiliza 179 casos confirmados da Febre do Oropouche, agora, com um óbito pela doença. Casos de infecção pelo vírus já foram registrados em 32 cidades do estado, em todas as regiões.
A doença é transmitida pelo mosquito popularmente conhecido como maruim (Ceratopogonidae). Em 2024, um seminário foi promovido pelo Ministério da Saúde em Recife, reunindo pesquisadores de todo o país para tratar do avanço da Febre do Oropouche na América Latina.
Desde 2023, já foram confirmados 22.380 casos de Oropouche no Brasil, de acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde (MS). Só neste ano, já são 7.756 registros, com a maior incidência de casos para os estados do Espírito Santo (5.543), Rio de Janeiro (1.075) e Paraíba (604). Homens de 20 a 49 anos são os principais infectados.
A reportagem da CBN Recife ainda questionou a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) sobre os casos em investigação de fetos infectados com o vírus da Febre do Oropouche, e aguarda retorno.
Outras arboviroses
O levantamento feito pela SES-PE aponta 9.071 casos notificados de dengue até a 14ª semana epidemiológica, representando uma diminuição de 73,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, foram confirmados 1.561 casos de dengue em Pernambuco, incluindo 22 casos graves. 14 óbitos estão em investigação por arboviroses, e a morte de um paciente de Poção, no Agreste de Pernambuco, foi comprovada.
No Boletim 14 ainda foram notificados 1.453 casos de Chikungunya, com 208 confirmações. Para o Zika, houve 225 casos notificados, porém sem confirmações.
Metodologia
Os casos notificados representam o registro feito pelos profissionais de saúde, independentemente da situação de confirmação, descarte ou investigação. Esse número é mais preciso para compreender o volume de casos inicialmente considerados suspeitos. A notificação ocorre quando a pessoa apresenta pelo menos três dos sintomas exigidos para as arboviroses (febre e mais dois sintomas).
Já a investigação dos óbitos é conduzida inicialmente pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município de residência do óbito e, depois, por um comitê técnico composto por diversos profissionais que avaliam a causa da morte. Todo processo é realizado em, no máximo, 90 dias.
Reportagem - Lucas Arruda
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Boletim Epidemiológico de Arboviroses aponta redução de...
Secretaria Estadual de Saúde adotou uma nova metodologia para o...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
Pernambuco amplia vacinação infantil contra meningite com...
Medida segue orientação do Ministério da Saúde e garante...
- Por REDAÇÃO
- 11/07/2025
Hospitais da rede estadual de saúde terão sistema de...
As quase 900 câmeras serão instaladas a partir desta segunda-feira...
- Por REDAÇÃO
- 09/07/2025
Boletim Epidemiológico aponta redução de 65,4% nos casos...
Ao todo, 22.445 casos foram notificados no período divulgado pela...
- Por REDAÇÃO
- 07/07/2025
Com serviços especializados, carreta da Mulher...
Ações seguem disponíveis em Bezerros, Palmares e Recife