Lei foi sancionada em junho pelo presidente Lula

Foto: Lula Carneiro/Divulgação
O presidente Lula sancionou a Lei nº 14.898/2024, que cria a Tarifa Social de Água e Esgoto. A perspectiva é de que cerca de 20 milhões de famílias sejam beneficiadas com acesso à tarifa diferenciada, permitindo a universalização do acesso à água e ao esgotamento sanitário em todo o país.
Famílias com renda per capita de até R$ 706 terão direito a um desconto de até 50% sobre a tarifa aplicada nos primeiros 15m³ gastos em uma residência. Inscritos no CadÚnico e no Benefício de Prestação Continuada (BPC) também serão contemplados. Se o consumo ultrapassar o limite estabelecido, será submetido a cobrança tarifária regular, com todas as diretrizes de renda definidas pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
O financiamento da tarifa social sairá do subsídio cruzado, ou seja, da divisão proporcional dos custos entre os demais usuários dos serviços de água e esgoto; além da criação de uma Conta de Universalização do Acesso Água, de onde o recurso poderá ser retirado para iniciativa quando necessário. Essa conta será gerida pelo governo federal, e contará com verbas destinadas pelos deputados - as chamadas dotações orçamentárias.
O deputado federal Pedro Campos (PSB), relator do Projeto de Lei na Câmara dos Deputados, afirma que a pauta foi destravada após 12 anos de tramitação, e que ela deve levar água a quem mais precisa.
"A lei vai começar a valer depois de seis meses, que é o prazo de implantação das agências nacionais. A gente espera que, nesse prazo, todas as companhias estaduais de saneamento possam aderir a essa regra nova da tarifa social. E tem que ser inclusão automática, sem esses critérios que hoje existem, que deixam tudo muito subjetivo. Quem está no CadÚnico e, quem está no BPC vai ter direito a essa tarifa”, declarou.
Ouça a matéria do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai...
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Governo Federal vai trabalhar para reverter taxação dos...
Nos próximos dias governo federal se reunirá com o setor privado
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Sivaldo Albino tem 87% de aprovação em Garanhuns, segundo...
Resultados de uma pesquisa conduzida entre os dias 4 e 6 de julho
- Por REDAÇÃO
- 05/07/2025
Comissão da Câmara do Recife começa a discutir nova lei...
Grupo especial vai analisar projeto que busca modernizar a...
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Quaest: avaliação do governo Lula é a pior entre os...
O levantamento ouviu 203 deputados, cerca de 40% da composição da...