Dentro do acordo, estão previstas a articulação de ações entre as instituições para prevenir e reprimir condutas ilícitas que ocasionam perturbações no processo eleitoral

Foto: Reprodução/G1
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco juntamente com a Procuradoria Regional Eleitoral, as Superintendências da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal no Estado, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Secretaria de Defesa Social firmaram acordo de cooperação com o objetivo de garantir um ambiente pacífico no período eleitoral, até a posse dos eleitos, além de assegurar o exercício de voto e proteção dos envolvidos no processo eleitoral e legitimidade da apuração. O evento ocorreu na Sede do TRE.
Dentro do acordo, estão previstas a articulação de ações entre as instituições para prevenir e reprimir condutas ilícitas que ocasionam perturbações no processo eleitoral. Atitudes contra a legitimidade e a integridade do exercício do voto e ser votado, atos de violência que atentem contra a integridade dos magistrados, servidores da justiça eleitoral e demais participantes do pleito, como também atos de violência direcionados à campanha eleitoral, a votação, ao sistema de apuração, à divulgação de resultados das Eleições 2022, à diplomação e posse dos eleitos e a liberdade de expressão estão entre as ações a serem combatidas.
As instituições assumiram o compromisso de conduzir diligências direcionadas à defesa da integridade dos envolvidos no processo eleitoral: sejam eles, candidatos, partidos políticos, magistrados e servidores da Justiça Eleitoral ou envolvidos nela.
Ouça a matéria do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai...
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Governo Federal vai trabalhar para reverter taxação dos...
Nos próximos dias governo federal se reunirá com o setor privado
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Sivaldo Albino tem 87% de aprovação em Garanhuns, segundo...
Resultados de uma pesquisa conduzida entre os dias 4 e 6 de julho
- Por REDAÇÃO
- 05/07/2025
Comissão da Câmara do Recife começa a discutir nova lei...
Grupo especial vai analisar projeto que busca modernizar a...
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Quaest: avaliação do governo Lula é a pior entre os...
O levantamento ouviu 203 deputados, cerca de 40% da composição da...