Bivar terá o prazo de 72 horas para apresentar defesa, a partir da notificação

Foto: G1/divulgação
O União Brasil, através da ala Executiva Nacional, decidiu abrir um processo interno que pode ocasionar a expulsão do atual presidente da sigla, o deputado federal por Pernambuco, Luciano Bivar. Os integrantes da legenda apresentaram uma representação com pedido cautelar de afastamento da função e expulsão com cancelamento de filiação do parlamentar. Bivar terá o prazo de 72 horas para apresentar defesa, a partir da notificação.
Entre os argumentos estão o de que Bivar estava "usando a estrutura partidária" para perseguir o primeiro vice-presidente Antônio de Rueda e seus familiares, utilizando "condutas criminosas de toda ordem". Rueda, que foi eleito presidente do União Brasil, em fevereiro, alega que o deputado federal ameaçou de morte sua família.
Luciano Bivar, que era presidente do União Brasil desde a criação do partido, em 2021, foi derrotado em convenção nacional no fim de fevereiro, por Antônio Rueda, no entanto, o deputado federal não aceitou o resultado. Daí em diante, a relação entre os dois rachou.
Essa separação se agravou ainda mais após o incêndio que destruiu duas casas de veraneio que pertencem a Rueda e sua irmã, no município de Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco. A Polícia Civil investiga o caso, mas o Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, já adiantou que existem indícios de ação criminosa. Paralelamente à investigação policial, o presidente eleito do União Brasil contratou perícia particular, que também alega que foi incidente criminoso.
Mesmo com apresentação do pedido, o eventual afastamento e expulsão de Luciano Bivar não ocorre de imediato, o parlamentar terá 72 horas, a partir da notificação, para apresentar defesa. Após ser avaliada, haverá uma decisão cautelar, sendo afastamento e a filiação cancelada.
Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai...
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Governo Federal vai trabalhar para reverter taxação dos...
Nos próximos dias governo federal se reunirá com o setor privado
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Sivaldo Albino tem 87% de aprovação em Garanhuns, segundo...
Resultados de uma pesquisa conduzida entre os dias 4 e 6 de julho
- Por REDAÇÃO
- 05/07/2025
Comissão da Câmara do Recife começa a discutir nova lei...
Grupo especial vai analisar projeto que busca modernizar a...
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Quaest: avaliação do governo Lula é a pior entre os...
O levantamento ouviu 203 deputados, cerca de 40% da composição da...