"Vi muita fome, pobreza e falta de direitos", destaca Cida Gonçalves após visita a Comunidade do Papelão
Ao lado de deputados, a ministra andou por becos da comunidade, podendo ver a sujeira, animais e dejetos a céu aberto que fazem parte do cotidiano dos moradores

Em solo pernambucano para cumprir uma série de compromissos oficiais, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves conheceu a Comunidade do Papelão, no bairro de São José, área central do Recife. No local vivem às margens do Rio Capibaribe, centenas de famílias em extrema vulnerabilidade social. A ida faz parte de um conjunto de visitas que serão realizadas nas favelas de todo o Brasil.
Ao lado de deputados federais e estaduais, Cida Gonçalves andou por becos e vielas da comunidade, podendo ver a sujeira, animais e dejetos a céu aberto que fazem parte do cotidiano dos moradores das palafitas do Papelão. Segundo a ministra, a fragilidade apresentada pelas famílias que residem no local será tema de um diálogo com o presidente Lula.
As obras dos habitacionais Vila Brasil 1 e 2, que segundo a Prefeitura do Recife serão finalizadas em breve, com entrega dos apartamentos prevista para o primeiro semestre deste ano, devem beneficiar 448 famílias em situação de risco da comunidade.
Cida Gonçalves apontou que além do fornecimento de políticas habitacionais, essa população necessita de garantias e acesso a oportunidades para prevenir o retorno à situação de risco social.
Após a caminhada pela comunidade, a ministra, juntamente com a comitiva de deputados participaram de uma plenária com os moradores para ouvir os principais problemas sofridos pelas mulheres do papelão.
Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
Compesa identifica 19 ligações candestinas no Sertão;...
A ação foi motivada por uma queda repentina na vazão de água do...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
Pernambuco firma compromisso com a ONU para prevenção à...
O governo coordenará a articulação entre a ONU e os municípios
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Espaço Cidadania: SCJ-PE promove equipamento de segurança...
Espaço atende crianças na faixa etária de 4 a 13 anos
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Inmet alerta para chuvas de perigo potencial em Pernambuco...
O alerta segue válido até às 10h desta terça-feira (15)
- Por REDAÇÃO
- 12/07/2025
SDS investe em equipamentos tecnológicos para as polícias...
O investimento é de R$ 474.275,85 do Fundo Nacional de Segurança...