Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Acontece

Homem é detido em Fernando de Noronha ao tentar burlar taxa obrigatória para turistas


Por: REDAÇÃO Portal

Jovem de 23 anos tentou se passar por outra pessoa

Jovem de 23 anos tentou se passar por outra pessoa

Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

18/07/2025 1
    Compartilhe:

Um homem foi detido no Aeroporto de Fernando de Noronha ao tentar fraudar o pagamento da Taxa de Preservação Ambiental (TPA). A informação foi confirmada pela Administração da Ilha, em nota conjunta com a Polícia Civil divulgada nesta sexta-feira (18). 

Segundo a polícia, o jovem, de 23 anos, tentou se passar por outra pessoa para não pagar a taxa obrigatória.

O homem foi conduzido pela Polícia Civil à delegacia da ilha, onde foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Em seguida, ele foi liberado, mas responderá a um processo e continua obrigado a quitar a taxa, conforme a legislação. 

Até a última atualização desta reportagem, o pagamento ainda não havia sido realizado. Caso a dívida não seja paga, o visitante poderá deixar a ilha, mas será incluído na lista de devedores do governo estadual. 

As autoridades locais vêm monitorando turistas que tentam fraudar o pagamento, prática que inclui pagar apenas um dia de TPA pela internet e permanecer mais tempo na ilha de forma irregular.

Atualmente, a TPA custa R$ 101,33 por dia e aumenta progressivamente conforme a duração da estadia, podendo chegar a R$ 7.145,46 em um período de 30 dias. A tabela completa com os valores e as regras está disponível no site da Administração de Fernando de Noronha. A isenção da taxa é concedida apenas a moradores e profissionais devidamente autorizados, que devem apresentar a documentação necessária ao desembarcar no aeroporto.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook