Megaoperação desarticula organização criminosa com atuação em Porto de Galinhas
Força-tarefa cumpriu mais de 100 mandados em 11 estados contra grupo envolvido com tráfico, homicídios e lavagem de dinheiro

Foto: Divulgação/ PF
Uma organização criminosa com base em Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, foi alvo de uma megaoperação deflagrada na manhã desta terça-feira (15). A ação, coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (FICCO/PE), cumpriu 60 mandados de prisão preventiva e 49 de busca e apreensão em 11 estados do país.
Batizada de Operação Kéfale, a ofensiva mobilizou mais de 400 agentes de segurança pública e teve como objetivo desarticular um esquema interestadual de tráfico de drogas, homicídios e lavagem de dinheiro. Além de Pernambuco, os mandados foram executados na Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins e Rondônia.
As investigações, conduzidas pela FICCO/PE, apontam que o grupo possuía uma cadeia de comando bem estruturada, com atuação violenta para controle de territórios e ligação com rotas internacionais de entorpecentes. A organização também lavava dinheiro proveniente das atividades criminosas e expandia sua influência para a capital e Região Metropolitana do Recife.
As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Ipojuca/PE e incluíram medidas assecuratórias contra os bens do grupo. Participaram da operação agentes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, além da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE) e da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
Polícia investiga crimes sexuais contra crianças em MT e...
Uma das 16 ordens judiciais foi cumprida em Recife, capital de...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Homem é preso por série de assaltos a farmácias na...
Suspeito agia com dois comparsas e levava dinheiro do cofre e...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Homem é preso em Itaquitinga por estuprar sobrinho dos 9...
Criminoso, que é barbeiro, morava com a avó da criança
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Operação Overclean chega a Pernambuco e investiga esquema...
Polícia Federal cumpre mandados em Petrolina na quinta fase da...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Federação Pernambucana de Futebol repudia invasão de...
FPF cobra punição aos responsáveis e classifica o ato como um...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Denarc apreende 128 kg de cocaína no município de...
Ao todo, carga é avaliada em aproximadamente R$ 4 milhões