Somente na Região Metropolitana do Recife, foram registrados mais de mil tiroteios neste ano, de acordo com o Instituto Fogo Cruzado, que monitora casos de violência em grandes metrópoles do país

Foto: Reprodução/g1
Pernambuco foi o estado com o terceiro maior número de crimes violentos no Brasil no primeiro semestre de 2023, com 1722 casos de homicídios incluindo feminicídios, latrocínios e lesões corporais que causaram mortes.
O estado traz um cenário alarmante apesar do registro de uma redução de 4,8% nos crimes violentos no primeiro semestre de 2023 em relação ao ano anterior. A queda foi superior à média nacional que registrou uma redução de 3,4%. A Secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha, detalha a queda dos números.
Pernambuco é o estado mais violento do Nordeste e o segundo do país, levando em consideração a taxa por 100 mil habitantes. O levantamento faz parte do Monitor da Violência do G1 com base nos números da Secretaria de Defesa Social (SDS). A Associação Pernambucana de Medicina e Odontologia Legal, comenta das dificuldades que o estado enfrenta com a falta de profissionais qualificados.
Embora a criminalidade tenha decaído, o ritmo da redução ainda não é suficiente para tirar o estado do ranking dos mais violentos do país. A 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho, mostrou que Pernambuco tem cinco das 50 cidades mais violentas do Brasil e registrou 3.423 assassinatos em 2022.
Somente na Região Metropolitana do Recife, foram registrados mais de mil tiroteios neste ano, de acordo com o Instituto Fogo Cruzado, que monitora casos de violência em grandes metrópoles do país.
Uma nova política de segurança pública estadual, o Juntos Pela Segurança que substitui o pacto pela vida, foi anunciada pelo Governo de Pernambuco mas sem um plano de ação ou metas para o estado e deu início a uma consulta pública para a construção do plano, que só deve ser entregue em 28 de setembro.Junto ao lançamento da campanha, também foi anunciado concurso com 3.805 vagas para policiais civis, militares e bombeiros.
Ouça a matéria da reporter Ana Júlia Duarte clicando no play acima
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
Polícia investiga crimes sexuais contra crianças em MT e...
Uma das 16 ordens judiciais foi cumprida em Recife, capital de...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Homem é preso por série de assaltos a farmácias na...
Suspeito agia com dois comparsas e levava dinheiro do cofre e...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Homem é preso em Itaquitinga por estuprar sobrinho dos 9...
Criminoso, que é barbeiro, morava com a avó da criança
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Operação Overclean chega a Pernambuco e investiga esquema...
Polícia Federal cumpre mandados em Petrolina na quinta fase da...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Federação Pernambucana de Futebol repudia invasão de...
FPF cobra punição aos responsáveis e classifica o ato como um...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Denarc apreende 128 kg de cocaína no município de...
Ao todo, carga é avaliada em aproximadamente R$ 4 milhões