Polícia Militar de Pernambuco adia colocação de câmeras nas fardas dos policiais para 2022; iniciativa estava prevista para dezembro
Segundo especialistas, o equipamento auxilia para explicar, com mais detalhes, ações policiais questionadas em casos que envolvam mortes

Foto: Reprodução/G1
A instalação das câmeras de segurança acopladas no fardamento de Policiais Militares de Pernambuco está adiada para 2022. O processo de aquisição das bodycams está em fase licitatória. Segundo especialistas, o equipamento auxilia para explicar com mais detalhes ações policiais questionadas em alguns casos quando envolvem mortes. O Ministério Público de Pernambuco, que acompanha as instalações das câmeras, disse, em setembro, que os primeiros equipamentos seriam instalados em dezembro.
Recentemente um adolescente de 17 anos foi morto a tiros no bairro de Sítio dos Pintos, na Zona Norte do Recife. A Polícia Militar (PM) explica que houve troca de tiros e a família do garoto garante que ele não tinha arma, e que ele foi assassinado pelos policiais.
As câmeras nos fardamentos gravam imagens e sons na nuvem praticamente eliminando a perda de informações. Um levantamento da Rede de Observatórios da Segurança, divulgado nesta terça-feira (14), apontam que as mortes por intervenção policial mais que dobraram: elas foram 53% do total, em Pernambuco, em 2020, e aumentou também a proporção de negros mortos nessas ações que chega a 97%. No total, 113 pessoas foram vítimas de ações policiais no Estado. Dessas, 109 eram pessoas negras, três brancas, e em um caso não foi possível identificar a cor da pele.
Confira mais informações na reportagem de Fernando Alvarenga, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Homem é preso por série de assaltos a farmácias na...
Suspeito agia com dois comparsas e levava dinheiro do cofre e...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Homem é preso em Itaquitinga por estuprar sobrinho dos 9...
Criminoso, que é barbeiro, morava com a avó da criança
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Operação Overclean chega a Pernambuco e investiga esquema...
Polícia Federal cumpre mandados em Petrolina na quinta fase da...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Federação Pernambucana de Futebol repudia invasão de...
FPF cobra punição aos responsáveis e classifica o ato como um...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Denarc apreende 128 kg de cocaína no município de...
Ao todo, carga é avaliada em aproximadamente R$ 4 milhões
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Polícia Civil realiza operação contra o tráfico de...
Ao todo, 20 mandados foram expedidos