A evolução do Marketing, do marketing 1.0 ao marketing 5.0

Desde os seus primórdios, o Marketing, como uma ciência, tem sofrido alterações, tanto de conceito como de definições. Conforme a tecnologia foi avançando, as técnicas utilizadas foram, também, tendo alterações para adequar-se a um novo mercado com novos consumidores.
Postado por Grupo Adapta em 28/10/2019
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A evolução do Marketing, do marketing 1.0 ao marketing 5.0

O marketing visa sempre suprir as necessidades do cliente. Conforme o tempo passa essas necessidades se alteram, com isso nasce o surgimento de novas estratégias de marketing. As fases da evolução do marketing são representações dessas mudanças.

Analisá-las se torna fundamental para quem deseja aplicar a melhor estratégia para o seu negócio, tornando a campanha ainda mais assertiva.

Atualmente, contamos com 5 fases do marketing: o marketing 1.0, 2.0, 3.0, 4.0 e 5.0.

Cada uma das eras do marketing tem suas características diferenciadas de acordo com as necessidades dos consumidores.

Entender essas mudanças faz toda a diferença na hora de traçar estratégias, objetivos, metas e ações em sua empresa, para que sua campanha seja a mais assertiva possível, gerando grandes retornos para o seu negócio.

Para entender como as fases da evolução do marketing foram essencial ao longo do tempo e no que elas impactam atualmente no sucesso do seu negócio, produzimos um conteúdo exclusivo.

Confira os assuntos abordados e entenda tudo sobre o desenvolvimento do marketing!

 

Marketing 1.0
Trata-se do modelo tradicional, completamente passivo para as demandas dos consumidores e focados no conhecimento das marcas, produtos e as características que as diferenciam de seus concorrentes. Era o Marketing original que começou a utilizar o Mix ou composto de Marketing, ou como era conhecido popularmente: os 4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Marketing 2.0
O Foco se volta para o cliente durante o início dos anos 90 e se tenta associar o produto às características e perfil dos consumidores de uma forma genérica. São incluídos os 4 Cs: Consumidor, Custo, Conveniência e Comunicação. Utilizou-se a Internet, onde os consumidores poderiam encontrar todas as informações dos milhares de produtos que estes poderia pesquisar através de um computador. Assim, o consumidor poderia encontrar não apenas o produto que queria, mas outros que pudessem substituir o que procurava.

Marketing 3.0
Devido à grande passividade gerada pelo Marketing 2.0, Philip Kotler desenvolve o Marketing 3.0. Baseia-se na definição de Marketing com o objetivo de criar um ambiente melhor para os consumidores. Com a passividade abandonada na etapa anterior, essa nova etapa surge das mãos de Philip Kotler em 2010. Suas abordagens são totalmente suportadas pelas anteriores, mas ele define o objetivo de marketing como aquele de um lugar para criar um mundo melhor.

Marketing 4.0
Atua no conhecimento não apenas dos consumidores atuais, mas dos futuros. Inicia a busca por consumidores via Internet, com determinadas necessidades e desejos que possam ser atendidas pelo produto genérico, customizado ou com pequenas alterações, antecipando o que o consumidor iria buscar. Quase tudo é baseado na Internet, aplicativos, sites, portais, blogs. Os fabricantes trocam as lojas físicas com altos custos, por sites de venda.

Marketing 5.0
Busca atingir o lado emocional dos consumidores. Converte os consumidores em embaixadores da marca. Apoia causas justas, demonstra responsabilidade social e ambiental corporativa. Utiliza o Marketing sensorial para atingir os 5 sentidos do consumidor. Envolve o consumidor de uma forma invasiva, sem, que, no entanto, seja intrusivo.

Tire proveito da evolução do marketing!

O modelo de marketing mais usado o Brasil é o 3.0, mas as empresas vêm sentindo a necessidade de se adaptar e evoluir para o modelo 4.0 do marketing.

Com isso, podem passar a obter grande sucesso como alguns marketplaces com foco no mercado B2B, por exemplo.

Isso porque a metodologia do marketing 4.0 utiliza o aspecto da personalização e direcionamento de forma mais assertiva, resultando em grandes retornos para seus clientes.

Essa fase do marketing envolve conceitos eficazes de mala direta, marketing de relacionamento, técnicas do marketing digital e marketing de conteúdo.

Porém, aplicar o melhor que cada conceito oferece pode ser um grande diferencial para que sua empresa possa crescer, ganhar credibilidade e atingir uma alta relevância no mercado!

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