Dicas importantes sobre a arquitetura da informação em um website

A Arquitetura da informação é caracterizada pelo design estrutural de ambientes de informação compartilhada. É a arte de organização e rotulação de sites, intranets, comunidades online e software de apoio à encontrabilidade e usabilidade. Para entend
Postado por Grupo Adapta em 01/01/2016
Compartilhe:
Dicas importantes sobre a arquitetura da informação em um website

A Arquitetura da informação é caracterizada pelo design estrutural de ambientes de informação compartilhada. É a arte de organização e rotulação de sites, intranets, comunidades online e software de apoio à encontrabilidade e usabilidade. Para entendermos melhor o conceito, vamos começar pela primeira palavra: arquitetura.

O arquiteto é um grande organizador: organiza o espaço, prevê os fluxos de pessoas, de veículos etc., vê o futuro na hora de pensar a fundação, considerando a possibilidade de expansão, planeja o cronograma da obra, coordena equipes multidisciplinares, questiona o entorno para entender a inserção de sua intervenção – seja uma casa, um prédio, uma praça, uma reforma urbana – no contexto em que será realizada, é responsável pela sinalização do equipamento urbano e assim por diante.

O projeto de um edifício ou um equipamento urbano tem que ser, tal como um projeto de site ou portal, centrado no usuário, coisa que muitos arquitetos acabam por vezes esquecendo (tal como muitos designers e programadores), escorregando ora para o excessivamente lúdico, ora para a solução técnica mais óbvia.

A quantidade e a diversidade de informação não constituem desafio maior que a quantidade e a diversidade de pessoas que transitam em um núcleo urbano ou em um edifício, praça ou outro mobiliário da cidade. Fazer uma leitura adequada dos fluxos de pessoas, com diferentes formas de entender uma sinalização, com diferentes percepções do entorno, com mais ou menos pressa, mais ou menos formação acadêmica, diferentes contextos culturais, não são desafio maior que mapear e modelar os fluxos de informação para o portal de uma grande organização como o governo ou uma empresa com distintas áreas de atuação.

Arquitetos criam modelos com vistas a projetar edifícios ou outras estruturas para servir às necessidades das pessoas e, ao mesmo tempo serem belas. Arquitetos de informação, do mesmo modo, determinam as necessidades de uso da informação e modelam os caminhos que levam à informação desejada, além de criarem interfaces atrativas para apresentar os conteúdos.

Bons arquitetos projetam espaços físicos que levam em conta as pessoas com deficiência (rampas, elevadores, pisos táteis, sinalização em Braille etc). Bons arquitetos de informação pensam e formas de tornar os sites que projetam acessíveis a todas as pessoas.

O QUE É ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO?

É um termo complexo, pois combina duas palavras que possuem vasta gama de conotações. De forma geral, a arquitetura de informação, conforme a definição criada originalmente por Wurman, tratada organização da informação para torna-la clara, compreensível. Na web, esse objetivo se mantém: criaras estruturas de organização da informação de um website para que o usuário consiga compreendê-lo com facilidade. Na web, a arquitetura de informação cuida de projetara estrutura, o esqueleto, de um website sobre o qual todas as demais partes irão se apoiar.

Segundo Dijck (2003), “O principal trabalho de um arquiteto de informação é organizar a informação de um website para que seus usuários possam encontrar coisas e alcançar seus objetivos.” Toub (2000) reforça: “Arquitetura de informação é a arte e a ciência de estruturar e organizar ambientes de informação para ajudar as pessoas a satisfazerem suas necessidades de informação de forma efetiva.”.