A teoria das cores aplicadas no seu site

Um dos elementos fundamentais no desenvolvimento de sites é, sem dúvida alguma, as cores utilizadas. Esse elemento até pode parecer uma tarefa fácil de fazer, só bastando ter em mãos uma paleta de cores da marca da empresa e pronto, cores definidas n
Postado por Grupo Adapta em 11/08/2015
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A teoria das cores aplicadas no seu site

Um dos elementos fundamentais no desenvolvimento de sites é, sem dúvida alguma, as cores utilizadas. Esse elemento até pode parecer uma tarefa fácil de fazer, só bastando ter em mãos uma paleta de cores da marca da empresa e pronto, cores definidas no site. Mas, será que atitudes como estas é a escolha mais correta no desenvolvimento de seu site?

Uma pesquisa realizada pela empresa QuickSprout indicou que cerca de 90% de todas as avaliações de produtos feitas por consumidores tem a ver com a cor. Assim como a pesquisa feita pela Seoul International Color Expo 2014, que mostrou que 93% das pessoas avaliam as cores de um determinado produto na hora de comprá-lo. Além de que mais da metade dos consumidores desistem de comprar um produto porque ele não possui sua cor preferida.

Já é comprovado que as cores têm a capacidade de produzir reações em nosso cérebro e que influenciam as nossas escolhas e ações. A Teoria das Cores exibe dados de estudos sobre a influência emocional que as cores têm em nosso comportamento. Muitos artistas e designers têm estudado a fundo esta teoria por muito tempo, pois sabem que o impacto visual é muito determinado pela cor e suas combinações, que resultarão em diversas reações emocionais.

O fundamental que o lojista tenha em mente que a utilização correta das cores no desenvolvimento do site pode ajudar a fechar negócios e transformar visitas do site em clientes. A má utilização das cores no site poderá confundir a mensagem que você pretende transmitir e levar os seus usuários a abandonarem seu site.

1 – TEORIA DAS CORES NO DESENVOLVIMENTO DE SITE:

A mensagem que um empreendedor pretende passar para seu mercado e o estímulo gerado seja aquele esperado, poderão ser eficazes com a utilização correta das cores. Confira exemplo das cores e seus significados nas influências psicológicas provocadas por elas:

Vermelho – Perigo, pare, negativo, emoção, quente, dinâmica, paixão

Azul – Calma, confiança, segurança, tecnologia

Verde – Crescimento, positivo, confortante, saúde, tranquilidade

Amarelo – Emocional, positivo, cautela

Branco – Puro, limpo, honesto

Preto – Sério, pesado, morte, sofisticado

Cinza – Integridade, neutro, fresco, maduro

Marrom- Saudável, orgânica, despretensiosa

Ouro – Conservador, estável, elegante

Laranja – Emocional, positivo, energia, alegria, calor

Roxo – Contemporâneo, nobreza, poder

Rosa- Jovem, feminino, moderno

2 – CONTRASTE E LEGIBILIDADE:

Os conceitos de legibilidade e de contraste também deverão ser levados em consideração no desenvolvimento de sites. A legibilidade é a facilidade que uma letra (font) pode ser distinguida da outra, o que facilitará a leitura do texto. Já o contraste é quando há a diferenciação de um objeto em relação a outro. Com o uso desses dois conceitos, os elementos visuais na criação de seu site terão bases mais eficazes, ao invés de fazer escolhas aleatórias ou por intuição baseados em “o que parece bom”. Isso ajudará a reduzir a sua taxa de rejeição e aumentar a taxa de conversão.

3 – A COR COMO SEU DIFERENCIAL PARA O SUCESSO DE SEU SITE:

Agora que você já entendeu o básico da Teoria das Cores e a sua importância ao aplicar no desenvolvimento de sites, você pode começar a prestar mais atenção nas cores, em onde, como, em qual contexto são utilizadas, para poder entender se realmente ajudam a atingir os seus objetivos.

Não deixe apenas na mão do seu designer ou que o manual de marca da empresa decidam sobre as cores de seu site. Use a psicologia das cores e prove com conversões que a escolha correta de cores é muito mais do que estética. Evite o exagero de cores, muita cor pode causar uma certa confusão, e lembre-se que branco também é cor e deve ser usada com muita frequência.

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