Dicas da segmentação para disparo de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas na capitação de leads e no aumento das vendas no marketing digital hoje em dia. Apesar de muitos já afirmarem que o e-mail está entrando em desuso, ele ainda é um canal excelente para o sucesso
Postado por Grupo Adapta em 26/02/2015
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Dicas da segmentação para disparo de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas na capitação de leads e no aumento das vendas no marketing digital hoje em dia. Apesar de muitos já afirmarem que o e-mail está entrando em desuso, ele ainda é um canal excelente para o sucesso de qualquer negócio.

Sendo uma das atividades do marketing digital que proporciona um maior relacionamento direto com seu público e, consequentemente conversões, o e-mail marketing deve ser usado com muita cautela e planejamento. Para assim, alcançar o sucesso de suas campanhas.

Separamos uma série de dicas que te ajudarão na elaboração de suas campanhas de e-mail marketing. Dicas muito eficientes que, mesmo algumas sendo consideradas básicas, faz toda diferença no resultado final. Segue as dicas abaixo:

1 – Não compre listas de e-mails:

Não vai adiantar você ter uma lista de 500 mil e-mails em mãos, se esses e-mails tendem a não serem qualificados o suficiente para se interessarem por seus produtos ou serviços. Essas listas que são comercializadas por diversos sites, são consideradas base de destinatários suja, o que só trará prejuízos para o seu negócio. Motivos não faltam para se evitar a compra de listas de e-mails, como:

– Mensagens não autorizadas é uma interrupção que sempre é mal vista;

– Suas mensagens serão identificadas e marcadas como SPAM;

– Sua empresa pode ser classificada como Spammer e ter sua imagem suja nas redes sociais (que será onde os usuários irão falar de sua marca).

2 – Segmente seus disparos:

A segmentação é imprescindível para a qualidade em seus disparos, aumentando a precisão de suas mensagens ao selecionar seu público-alvo, o que vai garantir mensagens ideais para eles. Você precisa focar no perfil e comportamento de seu público-alvo e usar essas informações para as suas campanhas de e-mail marketing.  A segmentação será feita na definição de suas Personas:

– Gênero e Idade;

– Cargos e Empresas;

– Áreas de atuação;

– Tamanho da empresa;

– Condições financeiras.

3 – Saiba utilizar as imagens:

Enviar e-mails utilizando apenas uma imagem é um erro bastante comum. Muitos dos serviços de e-mails bloqueiam e-mails que usam apenas imagens, o que irá diminuir a eficiência de seus disparos. Você poderá tomar certos cuidados, como:

– Usar a tag alt nas imagens (textos que descrevem as imagens);

– Construir e-mails em formato HTML;

– Usar links nas imagens (caso elas não serem exibidas, ainda poderá ser clicadas);

– Evite imagens muito pesadas (lembre-se que a velocidade de internet varia de usuário para usuário).

4 – Evite mandar SPAM:

Várias características no e-mail podem indicar que ele é SPAM, como e-mails escritos com cor vermelhar, por exemplo. Você pode seguir nossas dicas para evitar que isso aconteça:

– Não ultrapasse o limite de 50 caracteres no assunto do e-mail;

– Não escreve tudo em caixa alta;

– Saber usar termos como: promoção, clique aqui, grátis, free, créditos, etc;

– Não exagerar nos acentos gráficos (???, !!!).

5 – Frequência ideal de envios:

Uma parte importante na gestão de e-mail marketing é a frequência do envio dos e-mails para o engajamento com sua lista. Muito excesso de e-mails tende a incomodar os destinatários, o que levará ou descadastramento da lista ou marcar como SPAM.

Antes de começar a enviar e-mails para a sua lista, você deverá ter em mente quais são os seus objetivos de campanha para a sua empresa. Vale a pena pensar no conteúdo, e se sua página está preparada para a geração de Leads ou conversão. Tudo faz parte do processo para os seus resultados serem ainda melhores e maiores.