Métricas importantes para mensurar suas ações de marketing de conteúdo

O Branded Content, também conhecido como marketing de conteúdo, é uma forma bem conhecida de negócios que se conectam com o público-alvo de determinada empresa. Buscam, também, aumentarem o conhecimento sobre a sua marca, aumentar o engajamento, gera
Postado por Grupo Adapta em 23/11/2015
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Métricas importantes para mensurar suas ações de marketing de conteúdo

O Branded Content, também conhecido como marketing de conteúdo, é uma forma bem conhecida de negócios que se conectam com o público-alvo de determinada empresa. Buscam, também, aumentarem o conhecimento sobre a sua marca, aumentar o engajamento, gerar leads, dentre outros. Esta nova modalidade do marketing visa produzir conteúdos que possam atrair o público certo, levando para determinadas páginas e induzi-los à ação de comprar.

É necessário investimentos para a produção de conteúdos relevantes, e o ROI (retorno sobre o investimento) nem sempre é fácil de ser mensurado pelos empreendedores. Sendo assim, antes de começar as suas ações de Marketing de Conteúdo, é preciso que você entenda quais são os resultados que se espera com cada conteúdo criado.

No caso de postagens de conteúdos relevantes em um blog, se seu objetivo é melhorar o conhecimento sobre a sua marca, uma forma de verificar se você está obtendo os resultados esperados, é analisar os dados do seu Google Analytics, sabendo se as pessoas que leem determinada postagem estão navegando em mais páginas do seu site, permanecendo um tempo significativo e se estão interagindo, como escrevendo comentários. Se seu objetivo for conversão, como conseguir e-mails através do preenchimento de formulários, você pode verificar se a taxa de conversão entre as pessoas que visualizaram a postagem é maior que as que não visualizaram. Sendo assim, mensurar seus resultados vai depender do objetivo que você espera alcançar.

1 – MARKETING DE CONTEÚDO A CURTO PRAZO:

A gestão de marketing de conteúdo exibe tempo para começar a aparecer bons resultados. A não se que você já tenha uma base de contatos bons, como uma página no Facebook com muitos fãs, um canal no Youtube com muitos inscritos, muitos e-mails em seu mailing, etc. deve levar algum tempo para construir essa base, e mais tempo ainda para começar a ver as conversões acontecendo.

Logo, nós da Agência R8 criamos uma lista de resultados mais imediatos que você pode determinar com o marketing de conteúdo, para que você possa medir o desempenho das ações e entender em que você está acertando (ou não) na estratégia de conteúdo a curto prazo – para ver os resultados em geração de leads e conversão a longo prazo.

2 – MÉTRICAS PARA MENSURAR O DESEMPENHO DO MARKETING DE CONTEÚDO:

– Likes, comentários e compartilhamentos no Facebook
– Compartilhamentos no LinkedIn
– Links em outros sites (Backlinks)
– Visitas na página (site ou blog)
– Tempo médio na página
– Visualização de página por visitante (especialmente se você tem bastante linkagem interna)
– Seguidores e fãs em Twitter e Facebook
– Retweets

Ao verificar quais ações e tipos de conteúdo funcionam melhor, será mais fácil adaptar as suas estratégias de conteúdo ao que os seus clientes em potencial procuram e desejam.