O conceito, as vantagens e a aplicação no contexto educacional do gamification.

Gamification, ou gamificação, consiste em usar técnicas, estratégias e o design de games em outros contextos que não sejam necessariamente associadas aos jogos em si.
Postado por Grupo Adapta em 06/09/2018
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O conceito, as vantagens e a aplicação no contexto educacional do gamification.

Já percebeu como situações de jogo conseguem nos engajar por horas? E não estou falando apenas em jogos tradicionais, como partidas de tabuleiros e videogames. Se um professor promove uma competição em sala de aula ou um chefe uma determinada dinâmica que envolve acumulação de pontos no trabalho, por exemplo, as pessoas tendem a se envolver muito mais do que em uma situação normal. Isso é o que chamamos de gamification! 

A verdade é que os jogos atraem e motivam as pessoas há milênios! E isso é tão evidente que há mais de 40 anos, as pessoas já começavam a pensar em formas de utilizar os games para auxiliar em tarefas cotidianas, como o trabalho no escritório ou o desenvolvimento de uma nova habilidade. Surgia aí então, mesmo sem se saber ainda, o que chamamos hoje de gamification ou gamificação.

Desde então, a lógica dos games tem sido aplicada em diferentes contextos e gerado benefícios para as organizações, e, nos últimos anos, essa estratégia ganhou ainda mais destaque e relevância — principalmente depois da palestra histórica da designer de games Jane McGonigal no TED Talks sobre o tema, em 2010. 

Jane fala em sua palestra sobre a importância dos jogos e sobre o poder de impacto mundial que essa estratégia pode ter. Afinal, assim como ela pontua, jogando cerca de 21 bilhões de horas por semana, seria possível encontrar soluções para problemas mundiais como a fome e a devastação do meio ambiente.

Pode parecer chocante (e até um pouco utópico), mas faz muito sentido e você vai compreender um pouco mais do porquê ao ler este artigo! Se você quer saber mais sobre gamification e, principalmente, sobre como ele pode ser utilizado no EAD, é só continuar lendo! 

Vamos lá?

O que é gamification ou gamificação?
Gamification, ou gamificação, consiste em usar técnicas, estratégias e o design de games em outros contextos que não sejam necessariamente associadas aos jogos em si. É trazer o jogo para a realidade e com isso impactar pontos como engajamento, produtividade, foco, determinação e outros, tornando mais simples atingir metas e objetivos em qualquer contexto. 

Por meio do gamification, é possível transformar rotinas de trabalho ou estudo e fazer com que as pessoas se sintam mais inclinadas a se dedicar às tarefas e desafios que cada situação exige. 

Segundo uma estimativa da Gartner, neste ano, a gamificação será um mercado de mais de 5 bilhões de dólares no mundo todo e, até 2020, 70% das maiores empresas do mundo terão pelo menos uma aplicação que utiliza esse conceito, fazendo com que ele se torne algo fundamental ao ambiente empresarial. 

Por que gamification é tão efetivo?
De acordo com especialistas, a experiência com os games vai muito além do fator entretenimento e passa por outros pontos básicos, como a necessidade de competição, que é inerente a todo ser humano, os feedbacks instantâneos, a possibilidade de evolução rápida, e também a busca por recompensas e prêmios tangíveis. A criação de comunidades e o senso de urgência trabalhado nos games também é algo que incentiva que se continue naquela tarefa e torna possível que os objetivos sejam atingidos.

Competitividade e recompensas
Dentro de um game, os desafios estão presentes o tempo todo e você quer mostrar que é melhor do que a máquina ou seus amigos jogadores. E por que? Por mera competitividade. A busca por competição é algo natural do ser humano e a maioria das pessoas se sente extremamente realizada de poder se afirmar como a melhor ou mais poderosa em alguma coisa. E o melhor é que nos games essa competitividade rende prêmios, reconhecimento e itens valiosos que você sabe que estarão disponíveis e que vão facilitar sua caminhada durante o jogo.

Superação
Como também é colocado por Jane em sua palestra, em um jogo você nunca recebe desafios que estejam além do que você pode superar com seu nível de jogador, e isso por si só já é um incentivo. Porém, ao mesmo tempo, para superar cada desafio, você precisa dar o máximo de si, pois eles exigirão o uso e domínio das habilidades mais extremas que você adquiriu em seu percurso e é isso que faz cada vitória ser tão prazerosa.

Em pontos estratégicos dos jogos, você acha que realmente não vai conseguir avançar e que determinada tarefa exige mais competências do que as que você já tem, como algo além da imaginação. Porém, com esforço é possível superar esses desafios e então os jogadores tem o que Jane chama de vitórias épicas, que contrariam todas as expectativas e, por isso, geram ainda mais satisfação.

Feedbacks e evolução rápidos
Além do mais, em um game, você recebe feedbacks o tempo todo e, com isso, vai aprendendo o que deve ou não fazer e consegue evoluir rapidamente. Se você faz algo certo, instantaneamente recebe as congratulações e recompensas, porém se faz algo errado, é “castigado” e perde vida, pontos, ou precisa voltar a um estágio anterior. Esse sistema facilita a evolução do jogador, o deixa mais atento aos obstáculos e determinado a conseguir superá-los, sabendo em que precisa melhorar ou quais são seus pontos fortes.

E no dia-a-dia…
Enquanto isso, nas tarefas da vida real, o avanço é quase sempre mais lento, as recompensas são intangíveis e geralmente vêm em longo prazo, não há reconhecimento por cada fase que você passa, e a evolução, assim como os feedbacks recebidos, é lenta e, algumas vezes, nem sentida. No mundo real, normalmente é muito mais difícil saber quando você está no caminho certo para atingir um objetivo e não há nenhuma certeza que ele realmente será alcançado. Falta a sensação da vitória épica.

Por isso, investir em gamification ou gamificação, é tão eficiente em diferentes contextos. Mais do que uma ótima forma de fazer com que as pessoas se engajem com determinada situação, gamification oferece incentivos para que elas se sintam empolgadas para realizar uma ação ou progredir com uma tarefa.