Técnicas essenciais para a criação de um bom site

A criação de sites é uma arte que abrange um campo enorme, contendo muitas técnicas e práticas surpreendentes para garantir bons resultados para a empresa/pessoa. É comum que muitas pessoas não saibam qual caminho escolher diante de tantos desafios q
Postado por Grupo Adapta em 17/01/2016
Compartilhe:
Técnicas essenciais para a criação de um bom site

A criação de sites é uma arte que abrange um campo enorme, contendo muitas técnicas e práticas surpreendentes para garantir bons resultados para a empresa/pessoa. É comum que muitas pessoas não saibam qual caminho escolher diante de tantos desafios que são comuns no desenvolvimento de sites. Por isso, elaboramos algumas dicas para qualquer empreendedor ter dimensão da importância de uma boa criação de sites e quais elementos essenciais para isso acontecer:

1 – SITE LEVE:

Existem várias técnicas fundamentais para uma boa performance de um site e o tempo de carregamento (leveza do site) é um deles. É essencial que o site tenha conteúdo estático em cache, otimizar a página para os browsers, manter o código limpo, assim como reduzir excessos de mídias. Tudo é válido e existem muitas opções que podem ajudar a deixar um website enxuto. O importante é que isso seja, sim, uma das prioridades durante o processo de criação de sites.

2 – HTML 5:

O uso do HTML 5 em alguns sites só trás benefícios para o empreendedor. Esses novos elementos trouxeram muitas facilidades, e entre elas está o fato de que a sua estrutura é muito bem reconhecida por motores de busca, sobretudo os do Google. Isso porque o buscador já informou que dar muita importância a tudo que é mais semântico na web.

3 – SEPARAÇÃO DE INFORMAÇÕES:

Para uma boa organização das informações de um site, é fundamental que ele possua menus que fazem parte de uma boa navegação, o que manterá o usuário do site ainda mais satisfeito, pois sua navegação será facilitada. É preciso separar as informações de uma página de forma hierárquica, de algum termo mais geral para outro mais específico. Pode parecer óbvio, mas há inúmeras páginas por aí que acabam misturando tudo e bagunçando as coisas.

4 – IMAGENS DE BOA QUALIDADE:

Imagens de muita qualidade são aquelas que recebem um tratamento ideal, e quando falando de um bom tratamento, não significa enchê-las de efeitos no Photoshop. A questão é trabalhar em fotos que atendam às necessidades do projeto. Se puder abrir mão de imagens pesadas, não pense duas vezes. Mas em alguns casos, como para projetos touch ou otimizados para telas de alta resolução talvez esse não seja o caminho. O tipo do projeto também influencia.

5 – CORES:

Na criação de sites, é importante prestar atenção na combinação de cores. Antes de sair espalhando a cor pelo layout, o ideal é escolher uma paleta que combine com o projeto. Se for um site de hospital, não é recomendado que você escolha um vermelhão com um amarelo reluzente. Tente traduzir a personalidade do projeto com as cores.